Projetos

Educação Científica

A forma mais efetiva de se aprender ciências é fazendo ciência, mas esse fazer deve ser orientado de forma a estimular o desenvolvimento do olhar crítico do educando, de seu raciocínio lógico e de sua capacidade analítico-argumentativa. O projeto visa criar a oportunidade para que os alunos do ensino médio possam acompanhar e desenvolver pesquisa básica, vinculada aos conteúdos estudados em sala de aula, no intuito de tornar o conhecimento teórico e sua importância mais realísticos para o educando.

“Assim como casas são feitas de pedras, a ciência é feita de fatos. Mas uma pilha de pedras não é uma casa e uma coleção de fatos não é, necessariamente, ciência”. Jules Henri Poincaré

Micropoluentes emergentes

Alguns dos setores que mais contribuem para a economia são grandes geradores de micropoluentes. Certas classes desses resíduos podem impactar significativamente a fauna e a flora, oferecer riscos para a economia e colocar em risco a qualidade de vida da população. O projeto tem o objetivo de averiguar os efeitos dos resíduos micropoluentes sobre espécies nativas, de importância econômica e espécies bioindicadoras e buscar meios de remediar os impactos sobre a fauna e a flora.

 "Não existem problemas ambientais. Existem apenas sintomas ambientais de problemas humanos." Robert Gilman